Sete Passos incríveis para transformar conflitos em crescimento na sua empresa

THAIZI MORANI (MENTORA DE NEGÓCIOS): Formada em Marketing Estratégico, é Mentora de Negócios, Consultora de Gestão Empresarial, Liderança, Atendimento e Vendas, e atua de forma contínua no dia a dia dos desafios do mercado, envolvida em dezenas de projetos de clientes. Foi Gerente Comercial em uma das maiores redes de franquias do Brasil e prestou consultoria para grandes empresas, como CCAA, MegaMatte, Walter’s Coiffeur, Wizard, Pello Menos, entre outras. Docente e palestrante do SENAC e autora de artigos sobre vendas. Desenhou, treinou e implantou conceitos e ferramentas de gestão comercial, treinamento on-line e gerenciamento de força de vendas em âmbito nacional.

Em uma equipe em que os conflitos internos fogem ao controle, há grande dispersão de foco e energia. A produtividade cai, o engajamento é reduzido a níveis críticos. Mas, ao contrário do que se pensa, o conflito não é sempre negativo. Como já dizia Nelson Rodrigues, grande cronista de costumes, “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.”

A suposta calma e ordem presentes em equipes sem divergências é muitas vezes reflexo de organizações pragmáticas. A divergência bem direcionada transforma-se em um valioso debate de ideias e pontos de vista. Inovações, criatividade e grandes mudanças sempre nascem de conflitos.

Separamos sete passos simples para que você consiga liderar com maestria nas situações de conflito em sua equipe:

  1. Mantenha a Calma. O nervosismo não vai permitir que você avalie a situação com clareza. Em um primeiro momento, não tome partido, mesmo que tenha mais concordância com uma das partes.
  2. Ouça atentamente. Ouça atentamente as ideias sem fazer julgamentos. Tome notas dos pontos centrais. Procure não argumentar e apenas conduza com perguntas para que possa entender o ponto de vista de cada envolvido.
  3. Não se coloque na defensiva. Não leve divergência de opiniões para o lado pessoal e incentive que toda sua equipe também se comporte assim. Tenha atenção à sua postura. Ainda que o ponto de vista seja muito divergente do seu, não se coloque na defensiva.
  4. Demonstre Empatia. A Empatia é uma habilidade fundamental para o empresário e todos aqueles que se relacionam com pessoas. Não se trata de dizer: “Eu sei como você se sente”. Empatia é realmente enxergar a situação sob o ponto de vista do outro, é sentir como o outro se sente.
  5. Cuide da sua comunicação. Quando for o momento de falar, controle seu tom e tenha bons argumentos. Para isso, não tenha pressa. Se estiver se sentindo emocionalmente envolvido ou ainda inseguro sobre os argumentos, diga à equipe que precisa de um momento para avaliar a situação. Combine um prazo de resposta. Entenda, por mais urgente que seja a questão, se colocar de forma errada ou passional será muito mais prejudicial do que fazer um “intervalo”.
  6. Seja assertivo. Exponha seu posicionamento com argumentos objetivos e claros. Ao demonstrar que ponderou todos os lados e transmitir sua decisão com segurança e transparência, a equipe se sentirá respeitada. E isso se transformará em respeito a você como líder.
  7. Construa a solução. Empondere seu time, não dê a solução completa. Envolva a todos na construção da solução, mesmo aqueles inicialmente contrários. Isso ensinará ao grupo como trabalhar com maturidade em conjunto, entendendo que nem sempre suas ideias serão elegidas pela maioria.

Em pesquisas sobre Liderança, os conflitos são associados a “problema”, “confusão”, “atrito”, “desperdício”, “briga”, “crise”, entre vários outros aspectos negativos. Não surpreende que sejam tidos como ponto crítico na gestão de negócios. Afinal, a gestão de pessoas é o maior desafio do empreendedor brasileiro, segundo pesquisa da Endeavor.

Transforme a visão da sua empresa sobre conflitos. Aprimore-se na condução deles e aproveite a oportunidade de gerar um rico crescimento para o seu negócio.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password