MERCADO DE TRABALHO -Novo Perfil Profissional

Novo Perfil Profissional

O mundo vive o maior desafio para os profissionais no mercado de trabalho. Com  o avanço tecnológico, os  computadores estão cada vez melhores e mais rápidos, entrando em profissões que até agora achamos seguras para o futuro. O mercado de trabalho vem mudando em uma velocidade enorme e a cada ano, descobertas são feitas e novidades não param de aparecer. Com elas surgem novas profissões, novas demandas de trabalho. Por outro lado, algumas ocupações desaparecem.

Segundo o jornalista, co-fundador da Wired e professor da The School of Life, David Backer “O  futuro do mercado de trabalho é muito mais imprevisível e talvez menor”. Na opinião dele, um ponto importante, é que diferentemente do passado em que a tecnologia ao mesmo tempo acabava com profissões e criava outras, novos postos de trabalho não estão surgindo pela via tecnológica. Mediante esta afirmativa, se pergunta o que é necessário fazer para acompanhar essas mudanças. Segundo Backer, a adaptabilidade, é a chave para os profissionais. “Ninguém deve acreditar que começará uma carreira hoje e que seguirá com ela por 40 ou 50 anos e que ser um profissional adaptável é uma grande vantagem. Disse ele também  que a curiosidade é a competência que traz mais força a alguém. Ele a define  como a habilidade de “olhar ao redor, investigar, explorar e descobrir novas coisas – não ser monotemático, mas ter interesses diversos”.

A nova realidade do mercado de trabalho cada vez mais demanda pessoas pensantes, capazes de analisar o cenário e de pensar em maneiras de transformá-lo e melhorá-lo, e reflexivas, que inovem com criatividade, alegria e mobilidade.

Contudo, as empresas não querem um super profissional e entendem que o perfil muda de acordo com a complexidade do cargo. Para cada cargo há determinadas competências atribuídas. Mas é claro, de modo geral, existem competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado, e que são essenciais para o alcance de sucesso profissional.

 

SUCESSO!

 

Ana Paula Santos

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem