Patrulha de Fronteira transfere 249 crianças imigrantes para Departamento de Saúde

Pelo menos 249 crianças imigrantes que foram detidas em instalação da Patrulha de Fronteiras (CBP), em Clint, no Texas, serão transferidas para o sistema de abrigo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) até esta terça-feira, dia 25, após relatos de condições precárias no local.

“Na semana passada, foi identificado um abrigo para 249 (crianças desacompanhadas) que estavam localizadas no CBP de Clint Station, as quais deveriam estar sob os cuidados do HHS”, disse a porta-voz do HHS, Evelyn Stauffer em uma declaração emitida na segunda-feira.

O anúncio vem depois que a CNN informou sobre uma equipe de advogados, médicos e ativistas que alertou sobre o que eles chamam de problemas de saúde e higiene em várias instalações da CBP no Texas, incluindo a de Clint.

“As crianças tinham resfriados e estavam doentes e não tinham acesso a sabão para lavar as mãos. Elas usavam um limpador à base de álcool”, disse Clara Long, pesquisadora sênior da Human Rights Watch, sobre as instalações de Clint. “Um deles disse que não toma banho por três semanas. Isso me deixa muito preocupada com a emergência de saúde pública”.

Stauffer reconheceu na segunda-feira que as crianças imigrantes desacompanhadas estão “esperando muito tempo nas instalações que não são projetadas para cuidar delas” e isso piorou com o aumento de crianças atravessando a fronteira nos últimos meses.

Desde 10 de junho, mais de 52 mil crianças desacompanhadas foram transferidas do Departamento de Segurança Interna para o HHS – um aumento de 60% em relação ao ano passado.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem