Papa Francisco nomeia novo Arcebispo de Washington nos EUA

O Papa Francisco nomeou na quinta-feira, 4 de abril, Dom Wilton Gregory, até então Arcebispo de Atlanta, como o novo Arcebispo de Washington, nos Estados Unidos. Sucede no cargo o Cardeal Donald Wuerl, cuja renúncia foi aceita em outubro de 2018.

A renúncia do Cardeal Wuerl, de 78 anos, foi aceita pelo Papa depois de algumas acusações contra ele, o que ele nega, por suposto encobrimento dos abusos cometidos pelo ex-cardeal Theodore McCarrick, que foi Arcebispo de Washington entre 2000 e 2006.

Com sua nomeação, Dom Wilton Gregory se torna o primeiro afro-americano a liderar a Arquidiocese de Washington, uma nomeação que coincide com o aniversário da morte do líder negro Martin Luther King, que aconteceu há 51 anos.

O cardo de Arcebispo de Washington é considerado um dos mais importantes da Igreja nos Estados Unidos. Os últimos cinco arcebispos foram cardeais, incluindo McCarrick.

“Espero encontrar e escutar as pessoas desta igreja local para encarar os desafios que enfrentamos e que continuam crescendo, unidos no amor de Cristo que nos sustenta”, disse Dom Gregory, em 4 de abril.

Sobre a nomeação do novo Arcebispo de Washington, o Cardeal Wuerl disse: “Conheço Dom Gregory há muitos anos. Ao trabalhar com ele em várias iniciativas pastorais e programas, pude reconhecer quão generosamente compartilha seus talentos e amor pela Igreja”.

“Enquanto a Igreja em Washington abre um novo capítulo para o futuro, todos nós podemos, com entusiasmo e confiança, dar as boas-vindas a nosso novo pastor”, acrescentou.

Dom Gregory nasceu em 7 de dezembro de 1947 em Chicago. Sendo ainda estudante, converteu-se ao catolicismo. Foi ordenado sacerdote em 9 de maio de 1973.

Obteve o doutorado em Liturgia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma. Em seu ministério pastoral desempenhou, entre outros, os seguintes cargos: vigário paroquial, professor de Liturgia no Seminário e mestre de cerimônias dos cardeais John Patrick Cody e Joseph Louis Bernardin, ambos arcebispos de Chicago.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Chicago em 18 de outubro de 1983 e recebeu a consagração episcopal em 13 de dezembro do mesmo ano. Dez anos depois, em 1993, foi nomeado bispo de Belleville, no estado de Illinois.

Foi nomeado Arcebispo de Atlanta, no estado da Geórgia, em 9 de dezembro de 2004 e assumiu o cargo em 17 de janeiro de 2005.

Ocupou diversos cargos na Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, como os de presidente e vice-presidente. Atualmente é responsável pelo Comitê do Culto Divino.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem