FAKE NEWS: Biden ajoelhou-se perante filho de George Floyd e pediu desculpa “em nome do governo” dos EUA?

Em várias publicações nas redes sociais alega-se que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, se ajoelhou perante o filho de George Floyd, cidadão afro-americano que foi morto pela polícia em Minneapolis no dia 25 de maio. Ao “post” anexa-se uma imagem do presidente dos EUA ajoelhado ao pé de uma criança. Mas será que se trata realmente do filho de Floyd?

“Grande exemplo. Presidente americano Joe Biden ajoelha-se diante do filho de George Floyd e pede desculpa pelo sucedido ao seu pai em nome do governo americano”, indica-se numa publicação, datada de 14 de abril, mas que voltou recentemente a ser propagada nas redes sociais.

 

Será verdade?

Não. Na verdade, a fotografia reproduz um encontro entre o presidente dos Estados Unidos e o filho de um comerciante em Detroit. A imagem foi captada a 9 de setembro de 2020 pela fotógrafa da Reuters Leah Millis, durante a campanha presidencial.

Na legenda pode ler-se que a fotografia foi tirada no estado de Michigan e que o então candidato ajoelhou-se para conversar com C.J. Brown, filho de Clement Brown, dono de uma loja de roupas em Detroit chamada “Three Thirteen”. Numa outra fotografia pode ver-se Biden ajoelhado ao lado de um charriot, a segurar peças de roupa, enquanto a criança se parece esconder atrás de uma mulher.

A imagem, que está também disponível na página de Instagram de Joe Biden, foi publicada a 15 de setembro de 2020 com a seguinte legenda: “As nossas crianças são um lembrete constante do motivo pelo qual estou nesta luta. Precisamos de construir uma economia que lhes dê a eles e a às suas famílias uma oportunidade.”

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem