Estados Unidos pode tornar bafômetro obrigatório em veículos

Os Estados Unidos querem banir, definitivamente, os motoristas alcoolizados das ruas. Para isso, o governo quer tornar obrigatório uma espécie de bafômetro em todos os veículos, para avaliar periodicamente as condições do motorista. É isso que prevê um Projeto de Infraestrutura que uniu parlamentares republicanos e democratas.

O texto não se refere ao equipamento diretamente como um bafômetro, e sim como uma “tecnologia avançada de prevenção à embriaguez”. A ideia é que esse instrumento possa aferir a concentração de álcool no sangue do motorista: se ela estiver elevada, deverá limitar ou até mesmo impedir o funcionamento do veículo.

O Projeto quer tornar esse equipamento obrigatório dentro de três anos, mas esse prazo ainda pode mudar até a aprovação. O texto prevê ainda outras exigências para os veículos, a maioria delas de cunho ambiental, incluindo incentivos fiscais para a produção e a venda de modelos elétricos.

Para justificar a presença do bafômetro em veículos, o Projeto lembra que aproximadamente 1/3 de todas as mortes que ocorrem em rodovias nos Estados Unidos todos os anos são decorrentes da embriaguez. Em 2019, foram registrados nada menos que 10.142 óbitos em acidentes envolvendo motoristas com nível de concentração de álcool no sangue igual ou superior a 0,08 miligramas de álcool por litro de ar.

O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária acredita que a tecnologia para impedir que motoristas alcoolizados dirijam pode prevenir mais de 9.400 fatalidades no trânsito anualmente. O texto depende apenas da assinatura do presidente Joe Biden para ser aprovado.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem