Doença rara causadora de paralisia preocupa autoridades dos EUA

Uma grave doença que provoca paralisia semelhante à poliomielite, que afeta principalmente crianças, atingiu seu auge nos Estados Unidos, embora ainda seja extremamente rara, anunciaram as autoridades de saúde do país.

Depois de picos semelhantes em 2014 e 2016, na mesma época do ano, a paralisia flácida aguda (PFA) atingiu uma dúzia de pessoas em agosto e setembro, de acordo com um relatório divulgado na terça-feira (16) pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a autoridade que controla epidemias e intervém para contê-las.

Uma criança com PFA morreu no ano passado. Algumas vítimas se curaram rapidamente, enquanto muitas outras permanecem paralisadas nos braços e pernas. A doença, contra a qual não há tratamento específico, afeta o sistema nervoso, na medula espinhal.

“É um mistério”, disse Nancy Messonnier, diretora do centro nacional de vacinação e doenças respiratórias.

Desde 2014, foram confirmados 386 casos, dos quais 90% em menores de 18 anos. A idade média é de cerca de quatro anos.

Este ano, 62 casos foram confirmados, um número comparável ao de 2014 e 2016, mas a temporada ainda não terminou e outras dezenas de casos estão sendo estudados.

A origem da doença é enigmática. Não é o vírus da poliomielite, confirmou os CDC. A PFA pode ser causada por um enterovírus ou rinovírus, mas esses vírus só foram encontrados em alguns pacientes, o que não explica o aparecimento de picos no final do verão.

A geografia também não parece ser um fator, já que os casos confirmados estão distribuídos em 22 dos 50 estados do país.

“Não sabemos quais são os fatores de risco para desenvolver PFA, ou suas causas. Também não entendemos as consequências a longo prazo da PFA”, disse Messonnier.

Mas aproximadamente uma a cada milhão de pessoas nos Estados Unidos é infectada a cada ano, disse.

“Os pais devem saber que a PFA é muito rara, mesmo com o aumento atual do número de casos”, acrescentou.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password