Ataques aéreos dos EUA na Somália matam 62 combatentes do grupo terrorista al-Shabab

O Exército americano anunciou ter realizado seis ataques aéreos na Somália que resultaram na morte de 62 combatentes do grupo terrorista al-Shabab.

Os ataques foram realizados durante o último fim de semana e foram considerados os mais mortíferos no país desde novembro de 2 017, quando os Estados Unidos realizaram uma ofensiva aérea que causou a morte de 100 combatentes deste grupo extremista.

De acordo com fontes militares americanas, durante este ataque nenhum civil foi atingido e a operação foi executada em coordenação com o governo da Somália. “Lado a lado com os nossos parceiros na Somália e noutros países, queremos evitar que o grupo al-Shabab assuma o controlo de territórios onde poderia desenvolver as suas capacidades militares e atacar o país”, afirmou o Comando Militar Norte-Americano para África (AFRICOM).

A operação deste fim de semana, à semelhança de todas as anteriores, foi lançada a partir da base que os Estados Unidos têm no Djibouti.

No início de 2 017, o Presidente norte-americano, Donald Trump, aprovou a realização de ataques aéreos na Somália. Desde então, já morreram pelo menos 400 pessoas em consequência das operações militares americanas no país, um número superior ao registado nos dez anos anteriores. Só este ano, já foram realizados pelo menos 40 ataques, mais cinco do que em 2 017.

No seu mais recente relatório sobre o terrorismo, publicado em setembro de 2 018, o Departamento de Estado norte-americano descreve a Somália como um “abrigo seguro para terroristas” e afirma que o al-Shabab continua a representar uma ameaça, apesar de alguns recuos recentes. O grupo mantém o controlo sobre numerosos territórios no país e continua a ser responsável por dezenas de ataques envolvendo bombistas suicidas, engenhos explosivos, morteiros e outras armas mais pequenas.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem