Mourão embarca para os EUA, na primeira viagem ao país como vice-presidente

O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou na manhã desta sexta-feira (5) para sua primeira viagem aos Estados Unidos desde a posse do governo de Jair Bolsonaro. Entre os compromissos previstos está um encontro em Washington com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Mourão decolou na base área de Brasília e desembarca no final da tarde em Boston, primeira parada da viagem, que tem atividades agendadas até terça-feira (9). O vice terá encontros com empresários, estudantes, diplomatas brasileiros e dará palestras.

Segundo a programação divulgada pela assessoria do vice-presidente, ele concederá uma entrevista neste sábado ao filósofo e professor Mangabeira Unger, ministro nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Mourão também se encontrará em Boston com estudantes brasileiros da universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, e com o empresário Jorge Paulo Lemann.

O vice-presidente dará uma palestra sobre os primeiros 100 dias do governo de Jair Bolsonaro no domingo (7), no “Brazil Conference”.

O evento tem previsão de reunir em palestras distintas parlamentares, governadores, juristas, o ministro Santos Cruz (Secretaria de Governo), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os candidatos a presidente em 2018 Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin.

Mike Pence: Mourão viaja no domingo para Washington, onde terá uma audiência com o vice-presidente norte-americano na segunda-feira. Segundo Mourão, será uma reunião para “um conhecer o outro”.

“Não tem tema [a reunião], é simplesmente fazer a aproximação entre os dois, uma vez que naquela reunião que teve do Grupo de Lima, em Bogotá, a gente só se cumprimentou e não conversamos. É conversar para um conhecer o outro”, explicou o vice a jornalistas.

Mourão viaja aos EUA no mês seguinte à visita de Bolsonaro a Washington. Bolsonaro, na oportunidade, teve uma audiência na Casa Branca com o presidente norte-americano Donald Trump.

Bolsonaro defende uma maior aproximação com os EUA desde a campanha eleitoral do ano passado. Sua visita a Washington durou três dias.

Neste período, o governo publicou um decreto assinado pelo presidente autorizando turistas de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália a entrar no Brasil sem visto.

Também foram assinados alguns acordos, entre os quais o que permite aos EUA lançar satélites da base de Alcântara, no Maranhão, e o que prevê a troca de informações entre a Polícia Federal e o FBI, a polícia federal norte-americana.

Agenda

Sexta-feira (5)

17h50: chegada a Boston

19: jantar privado

Sábado (6)

8h30: entrevista com Roberto Mangabeira Unger

9h30: encontro com estudantes brasileiros de Harvard

10h30: audiência com o professor Frank McCann

11h: audiência com Jorge Paulo Lemann

11h30: almoço no “Roadshow Brazil Conference”

15h: audiência com Cristina Junqueira, vice-presidente do Nubank

16h: audiência com brasileiros que vivem em Boston

19: jantar privado

Domingo (7)

9h30: conferência no Brazil Conference

10h45: cerimônia de encerramento do Brazil Conference

15h: partida de Boston para Washington

16h40: chegada a Washington

18h30: jantar oferecido pelo embaixador Sérgio Amaral

Segunda-feira (8)

10h: reunião com embaixador Sérgio Amaral e diplomatas

11h30: almoço com formadores de opinião

14h: encontro com o vice-presidente dos EUA, Mike Pence

15h20: conferência de imprensa

16h: mesa redonda no US Chamber of Commerce

17h30: jantar oferecido pela diretoria do US Chamber of Commerce

Terça-feira (9)

10h30: encontro com senadores da comissão de relações exteriores do Senado dos EUA

11h30: almoço com autoridades governamentais

15h15: reunião com especialistas em geopolítica

16h30: participação em evento no Wilson Center

18h30: jantar oferecido pela diretoria do Council of the Americas

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password