Milhares de pessoas são evacuadas por outro incêndio na Califórnia

Pelo menos cinco pessoas morreram nesta sexta-feira (9) e mais de 150 mil deixaram suas casas na Califórnia em decorrência do incêndio iniciado ontem (8) na região norte do estado. De acordo com os primeiros relatos, os corpos foram encontrados em alguns veículos atingidos pelo fogo. Mais de 2.200 bombeiros estão trabalhando para conter as chamas em toda a Califórnia. A Guarda Nacional anunciou o envio de mais 100 tropas para a região. A cidade de Paradise, com 27 mil habitantes, foi quase completamente destruída.

O Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia (Calfire) informou que há ordens de evacuação para os povoados Pulga, Mabalia e Concow (condado de Butte), a cidade de Paradise e para as zonas rurais de Butte Creek Canyon e Butte Valley.

O chefe do departamento florestal, John Gaddie, disse que não há, até o momento, relato de vítimas, mas várias pessoas ficaram feridas e estão sendo avaliados danos em estruturas de imóveis. O fogo já queimou mais de 8.000 hectares em menos de 24 horas e segue avançando devido ao ressecamento do terreno e aos fortes ventos que sopram na área.

Os incêndios de grandes proporções na Califórnia são cada vez mais frequentes e violentos, como demonstra o fato de que, de acordo com os registros oficiais que remontam até 1932, quatro dos cinco mais destrutivos da história do estado ocorreram nos últimos seis anos.

No último mês de setembro, os bombeiros deram por controlado o incêndio Mendocino Complex, ativo desde julho e considerado o maior dos já documentados na história da Califórnia.

Em agosto, o presidente Donald Trump declarou estado de emergência na Califórnia por causa dos incêndios florestais que atingiam a região desde 23 de julho. À época ele determinou que verbas federais fossem liberadas para ajudar em esforços de recuperação estaduais e locais nas áreas atingidas, de acordo com a Casa Branca.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem