Manifestantes marcham em prol da carteira de motorista para imigrantes ilegais em Massachusetts

Ativistas imigrantes e seus simpatizantes, incluindo muitos membros do Pioneer Valley, iniciaram a marcha rumo à State House para exigir que os legisladores estaduais aprovem uma lei que permitiria que imigrantes indocumentados solicitassem carteira de motorista para dirigir em Massachusetts.

Em um estado com opções limitadas de transporte público, os manifestantes afirmam que a incapacidade destes imigrantes de obterem carteira de motorista os coloca em maior risco de deportação.

Eles estão pressionando para a aprovação da chamada “Work and Family Mobility Act”, que ficou paralisada no comitê desde que foi apresentada no início do ano.

“Eu estou marchando porque as carteiras de motorista são muito importantes para a minha comunidade”, disse Hodaliz Borrayes, organizadora do Pioneer Valley Workers Center e filha de imigrantes guatemaltecos. Ela disse que não é certo proibir carteiras de motorista para imigrantes que trabalhem e são essenciais para principais economias dos EUA, como agricultura e construção.

A marcha começou na sexta-feira, em Framingham, e é liderada pela Movimiento Cosecha, uma organização nacional de defesa dos imigrantes que também organizou marchas em outros estados onde os imigrantes indocumentados não podem obter carteira de motorista.

“Meu corpo está cansado, mas meu coração tem energia para lutar por isso”, disse Borrayes no domingo, depois de um terceiro dia de marcha.

Outros da região partiram de Springfield na manhã desta segunda-feira, dia 29, para se encontrar com os manifestantes em Boston, onde realizarão um comício do lado de fora da sede do governo antes de se reunirem com os legisladores.

“Como trabalhadores rurais, como trabalhadores de restaurantes, como trabalhadores da construção civil, a maioria das pessoas precisa dirigir longas distâncias para chegar a seus locais de trabalho”, disse Andrea Schmid, organizadora do Pioneer Valley Workers Center e uma das que se juntou aos manifestantes em Beacon Colina. “Não ter carteira de motorista, e a polícia parar pessoas é uma das principais causas da separação familiar.”

Doze outros estados e Washington, D.C., já permitem que imigrantes sem status legal obtenham carteira de motorista. Os legisladores de Massachusetts falharam em várias ocasiões no passado para aprovar legislação sobre o assunto, e o governador Charlie Baker se manifestou contra a medida.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem