Dois estudantes goianos vão ser embaixadores em programa nos EUA

Estudantes de escolas públicas, dois adolescentes goianos integram a lista dos 50 jovens selecionados na sexta-feira (4) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para compor o grupo de Jovens Embaixadores 2023. Ao lado de colegas de outros 24 estados e do Distrito Federal, eles farão um intercâmbio de três semanas no país da América do Norte em janeiro de 2023. Sérgio Pereira de Andrade Filho é de Goianésia no Vale do São Patrício e Jean Pereira dos Santos é da comunidade quilombola Kalunga de Cavalcante.
Sérgio Pereira de Andrade Filho de 18 anos, aluno do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) José Carrijo, em Goianésia, disse que ficou sem acreditar quando soube do resultado da seleção. “A ficha ainda não caiu. Estou muito feliz”. Desde janeiro deste ano ele estava engajado em um projeto existente há anos em sua escola que promove lideranças jovens por meio de discussões sobre engajamento e responsabilidade social, empatia e espírito de equipe. Como agente jovem, participou no Dia das Crianças, com mais de 70 colegas, de uma ação que arrecadou material de higiene e brinquedos em seu município.
Jean Pereira dos Santos de 16 anos é aluno do Colégio Estadual Calunga I – Extensão Joselina Francisco Maia da Comunidade Quilombola Kalunga Engenho 2, que fica à 30 km da cidade de Cavalcante. Ele disse que conheceu o programa por meio de um canal do YouTube e achou que se encaixava com tudo o que sonhava e com o que estava vivendo. No segundo ano do ensino médio, ele quer desbravar o mundo e o alvo do JE são jovens que falam inglês, com boas notas e que estejam engajados em uma iniciativa de impacto social que beneficia sua comunidade.
Na comunidade onde vive, está a maior atração turística do território calunga, Jean lidera um projeto ambiental criado numa mostra cultural da escola que visa a minimizar os impactos provocados pelos incêndios na Chapada dos Veadeiros. Através de palestras, exibição de vídeos e ações de reflorestamento, ele e colegas tentam manter viva a cultura e a natureza locais. “A gente ganha a vida no turismo. Temos de preservar para que as pessoas continuem vindo para apreciar as nossas belezas”, enfatizou. (FONTE: www.jornaldovale.com)

Compartilhar:

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem