A Babson College recebeu hoje a 1ª Conferência da Mulher Brasileira

Aconteceu neste sábado (3), na Babson College, a 1ª Conferência Internacional de Mulheres. O objetivo do evento, voltado para o empreendedorismo, foi  promover a capacitação e estimular o cooperativismo através da unificação das organizações brasileiras e profissionais norte-americanas.

Outro intuito do evento foi o de fortalecer os grupos e organizações sem fins lucarativos, através de estímulos a iniciativas conjuntas. A colaboração voluntária é a principal ferramenta utilizada para difundir e ampliar a visibilidade das entidades e dos princípios pelos quais essas iniciativas são governadas.

O grande desafio dessa Conferência, fruto de uma iniciativa de empresas de renome, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Consulado Geral do Brasil em Boston, da Secretaria de política para Mulheres e da Babson College, foi orientar as participantes o modo como direcionar os próprios negócios, além de oferecer mais oportunidades às mulheres empreendedoras através desse ajuntamento, dessa organização.

Segundo estimativas, a população brasileira na Nova Inglaterra ultrapassa o número de 300 mil pessoas, sendo que a maior parte é formada por mulheres. Informações do Consulado-Geral do Brasil em Boston (Massachusetts), dão conta que existem brasileiros trabalhando em mais de 300 cidades espalhadas pelo estado.

O crescimento da população feminina reforçou a capacidade de desenvolvimento das mulheres, especialmente no que tange aos negócios, e esse fenômeno chamado de ‘empoderamento feminino’, tem levado à criação de organizações e eventos voltados às brasileiras imigrantes. A 1ª Conferência Internacional de Mulheres, que aconteceu hoje na Babson College é um desses eventos.

A presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), Lilian Magesky, disse que quando a mulher chega aqui, ela tem que se reinventar e para isso ela precisa se associar a outras mulheres para que ela possa crescer. Se ela não encontrar suporte e uma base onde ela possa se apoiar, fica muito mais difícil conseguir alcançar  seus objetivos. “Juntas somos mais fortes, de mãos dadas vamos mais longe”, disse Lilian.

Segundo Lilian, a AME oferece suporte profissional e emocional, através de workshops e ações sociais, isso sem falar nas “amizades lindas que a gente acaba trazendo para a vida. Minha vida mudou depois que a associação chegou e eu posso garantir que a vida de muitas mulheres mudou também”. A Associação conta com a parceria de várias empresas como o Sebrae, a Prefeitura de Boston, o Consulado Geral do brasil, o Consulado Americano no Brasil, dentre outras.

Vários palestrantes de renome participaram do evento, abordando diversos temas voltados ao empreendedorismo. O ponto alto da rodada de palestras foi a participação da empresária Eveline Buchatskiy. De forma simples, ela mostrou às mulheres presentes que há sim toda uma teoria por trás do empreendimento, todo um planejamento, mas é necessário que o empreendedor “se jogue”. “Jogue-se: é assim que se começa um negócio”, encoraja. Para ela, a imigração ensina as pessoas que elas sempre foram empreendedoras.

Com o tema: “Mulher. Imigrante. Empreendedora. Como estes três fatores interagem e estão relacionados fortemente com o sucesso das mulheres brasileiras que venham a montar negócio nos EUA”, Eveline levantou a platéia ao contar alguns de seus maiores sucessos e fracassos nesse conturbado e fabuloso mundos dos negócios.

Eveline ressaltou ainda a importância da mulher empreendedora participar de grupos de apoio. Segundo a palestrante, as imigrantes são bem sucedidas porque elas vêm para cá para crescer. “É incrível a curva que você tem que passar sendo mulher, imigrante e empreendedora”, disse. De acordo com Eveline, desde a recessão de 2008, as mulheres empreendedoras cresceram cinco vezes mais.

Durante todo o dia um grande número de mulheres reunidas no auditório da Executive Conference Center da Babson College, puderam participar de palestras ministradas por pessoas competentes e engajadas, que estiveram ali para contar suas histórias de sucesso, mas também apresentar os vários métodos que podem facilitar o sucesso do investidor  em um empreendimento, seja ele qual for.

Compartilhar:

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem