Mais de 1 milhão de brasileiros vivem nos EUA, diz o Itamaraty

A estimativa mais recente do Ministério das Relações Exteriores(Itamaraty) é de que haja mais de 3 milhões de brasileiros morando no exterior. Desses, um 1,4 milhão somente nos Estados Unidos. Há anos o país ocupa o primeiro lugar na preferência nacional, principalmente daqueles que querem construir uma carreira fora ou ter uma vida financeiramente mais estável.

Ainda segundo os dados do Governo Federal, de 2007 a 2015, a quantidade estimada de brasileiros que vivem nos Estados Unidos saltou de 1.240.000 para 1.410.000, um aumento de 13%. Vale ressaltar que 2014 o Brasil enfrentava o início de uma crise econômica. A assessoria do órgão explica que os números são apenas estimativas com base na atuação dos consulados e que o levantamento não diferencia os residentes legais dos ilegais.

Entre os que trocaram o Brasil pelos EUA, um dos perfis mais comuns é o de executivos que foram em busca de emprego em companhias americanas ou que foram transferidos por suas empresas. Cidades como Detroit, Nova York e Atlanta estão entre as que mais recebem estrangeiros. De acordo com Andréa Fuks, sócia-diretora da Global Line, uma empresa de treinamento voltada ao desenvolvimento intercultural, normalmente os executivos brasileiros que se mudam para os EUA assumem cargos de gerência.

Formada em psicologia, Andréa ressalta que o que mais contribui para que um processo de expatriação seja bem-sucedido é a pré-disposição e a habilidade de cada um para lidar com as diferenças culturais.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password