Imigrante com suspeita de coronavirus cometeu suicídio em centro de detenção do ICE, afirma ACLU

Um homem sul-coreano de 74 anos morreu em aparente suicídio em um centro de detenção de imigração dos Estados Unidos depois que advogados tentavam, sem sucesso, a sua libertação, citando um alto risco de ele estar infectado com o coronavírus.

Choung Woong Ahn foi encontrado inconsciente em sua cela, no domingo (17), no Centro de Processamento de ICE Mesa Verde, em Bakersfield, na Califórnia, e os esforços para revivê-lo foram mal-sucedidos.

A causa preliminar da morte foi o auto-estrangulamento, mas o ICE disse que o caso permanece sob investigação.

O imigrante, que estava em Mesa Verde desde 21 de fevereiro, tinha diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, de acordo com a União Americana das Liberdades Civis do sul da Califórnia, que o identificou como Choung Won Ahn. O ICE rejeitou pedidos de uma coalizão de advogados para libertá-lo sob fiança.

O ICE afirmou que ele foi legalmente admitido nos Estados Unidos como residente permanente em 1988 e condenado em 2013 no condado de Alameda, Califórnia, por tentativa de assassinato com um agravante por usar uma arma de fogo. Ele foi condenado a 10 anos de prisão.

A agência relatou que o tomou sob custódia após a sua libertação da prisão e que um juiz federal negou um pedido de fiança na semana passada enquanto ele estava em processo de deportação.

Young Ahn, irmão do falecido, disse estar zangado e revoltado com a situação. “Ele não merecia ser tratado dessa maneira”, disse ele em comunicado divulgado pela ACLU. “Ele é um ser humano, mas para o ICE, ele é apenas um número. Há outras pessoas na mesma situação. Isso não deveria estar acontecendo”.

A instalação de Bakersfield é gerenciada pelo The Geo Group Inc. sob contrato com o ICE. A agência informou que 1.073 detidos testaram positivo para o vírus, mas não tem nenhum resultado positivo nas instalações de Bakersfield. O ICE tem quase 28.000 pessoas sob custódia em todo.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem