ICE usa spray de pimenta, balas de borrachas e espanca imigrantes em centro de detenção na Louisiana, afirma grupo

Mais de 100 imigrantes foram pulverizados com pimenta em um centro de detenção do ICE na Louisiana no final de semana passado, segundo uma fonte.
Os detidos foram pulverizados com pimenta no Centro de Processamento do ICE em Pine Prairie, no sábado, dia 03, um dia depois que guardas também borrifaram em mais de 30 detentos imigrantes em uma instalação em uma região rural de Louisiana.
Pine Prairie tem capacidade para mais de mil imigrantes e de acordo com as informações, o spray de pimenta foi pulverizado depois que os detentos estavam no pátio central, segundo a fonte.
Os detentos foram então levados para uma parte separada da instalação para serem descontaminados.
Depois que essa história foi publicada, Bryan Cox, um porta-voz do ICE, confirmou o incidente em um e-mail para o BuzzFeed News.
Cox disse que “um grupo de detentos da ICE se recusou a deixar a área de recreação ao ar livre na instalação da Pine Prairie na noite de sexta-feira”.
“Após repetidas tentativas do pessoal da instalação e da equipe do ICE para dispersar o grupo e restaurar a ordem na instalação, um uso breve e calculado de spray de pimenta foi empregado na manhã de sábado”, afirmou.
Ele acrescentou que ninguém ficou ferido neste incidente.
Mas o grupo de defesa “Liberdade para Imigrantes”, disse que 115 imigrantes que estavam com fome por mais de cinco dias no centro de detenção “foram pulverizados pelo gás lacrimogêneo, atingidos por balas de borracha, espancados, colocados em confinamento solitário e impedidos de entrar em contato com suas famílias ou advogados”.
O grupo forneceu imagens de pessoas com hematomas que, segundo eles, foram resultado de balas de borracha. Um porta-voz do ICE negou as alegações, dizendo: “não há verdade nisso. Quem está lhe dizendo isso está prestando um desserviço à comunidade que eles afirmam representar espalhando falsos rumores”.
Mas no dia anterior, na sexta-feira, guardas do Bossier Parish Medium Security Facility também pulverizaram pimenta em mais de 30 detentos por protestarem, segundo afirmou a fonte.
O tenente Bill Davis, um porta-voz do Gabinete do Xerife de Bossier Parish, disse que cerca de 30 dos 300 detentos do ICE na instalação causaram um “distúrbio” jogando bandejas de comida contra as portas. “Para acalmar a situação os delegados usaram o spray de pimenta”, disse. “Não podemos permitir estas rebeliões”, continuou.
Davis disse que muitos dos detidos envolvidos no incidente eram de Cuba e estavam frustrados com a falta de comunicação sobre seus casos de imigração. Ele disse que representantes do seu escritório entraram em contato com o ICE para aumentar a comunicação entre os detentos e a agência.
Davis acrescentou que 12 detentos do ICE entraram em greve de fome na sexta-feira.
Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem