ICE tem acesso a dados de milhares de carteiras de motoristas de imigrantes

As autoridades do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) usaram o software de reconhecimento facial para pesquisar dezenas de milhões de fotos de carteiras de motorista em vários estados, de acordo com documentos recentemente divulgados.

Os documentos, divulgados pela primeira vez no domingo pelo Washington Post, mostram que as autoridades do ICE solicitaram nos últimos anos o reconhecimento facial de bancos de dados de carteiras de motorista em vários estados.

O New York Times afirmou na segunda-feira, dia 08, que essa pesquisa inclui pelo menos três estados (Utah, Vermont e Washington), os quais oferecem licenças para imigrantes indocumentados.

De acordo com as informações, as autoridades federais, desde agosto de 2011, tem liberdade de pesquisar ou solicitar pesquisas de bancos de dados de vários estados. Em maio de 2019, isso incluía 21 estados e o Distrito de Columbia, e havia negociações com vários outros.

Segundo os registros os agentes federais tem acesso a mais de 640 milhões de fotos de rostos. De agosto de 2011 a abril de 2019, mais de 390.000 desses testes de reconhecimento facial foram realizados pelo FBI ou a seu pedido.

 

Por que isso importa para os imigrantes indocumentados?

Nos estados em que os imigrantes indocumentados podem obter carteiras de motorista, esses motoristas não são informados de que o ICE poderá procurar por suas fotos; as buscas sem consentimento estão entre as ferramentas usadas pela agencia de imigração, segundo Álvaro M. Bedoya, diretor fundador do Centro de Privacidade e Tecnologia.

“Esta é uma enorme traição de confiança”, disse ele. “É uma isca armada para pessoas que buscam melhores condições de vida”.

“A notícia do acesso do ICE às fotos da carteira de motorista só vai minar a confiança dos imigrantes indocumentados no governo”, finalizou.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem