ICE está enviando imigrantes para áreas menos populacionais para desafogar abrigos na fronteira

As autoridades federais começaram a usar aviões para transportar imigrantes e solicitantes de refúgio para áreas menos populosas para processamento de deportação e ou pedido de asilo, e famílias estão sendo levadas de ônibus para o norte, para aliviar a pressão sobre abrigos ao longo da fronteira no Texas e no Novo México.

Várias dezenas de imigrantes chegaram de ônibus na madrugada de segunda-feira, dia 13, em Denver, no Colorado, como parte do esforço para ajudar abrigos lotados em El Paso e na vizinha Las Cruces, Novo México, onde uma instalação informou que estava com pouca comida.

“Organizações não governamentais em Las Cruces estão ficando cansadas e sobrecarregadas”, disse Claudia Tristán, porta-voz da governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, cujo escritório está ajudando as transferências.

A travessia ilegal na fronteira aumentou desde o início deste ano, com a El Paso sendo uma das regiões mais movimentadas. Somente em abril, a Patrulha da Fronteira prendeu quase 99.000 pessoas por atravessar ilegalmente, com mais de dois terços delas sendo crianças desacompanhadas e adultos viajando com crianças.

Cerca de 4.500 imigrantes passaram por Las Cruces no mês passado, tornando provável que as viagens de ônibus continuem até Denver, local os imigrantes podem usar os serviços de ônibus e companhias aéreas para chegar a parentes e patrocinadores enquanto esperam pelos procedimentos de imigração.

A Patrulha de Fronteiras planeja construir uma segunda instalação feita com tendas em seu local de processamento temporário em Donna, no Texas. A primeira tenda abriu na semana passada e já tem cerca de 100 pessoas e sua capacidade é de 500, de acordo com relatou Carmen Qualia, diretora executiva de operações da Patrulha na região do Vale do Rio Grande.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem