CORRENDO CONTRA O TEMPO: Imigrante implora para não ser deportado em Massachusetts

Um pai indocumentado de Massachusetts logo será deportado depois de viver nos Estados Unidos por décadas.

Por 27 anos, Rigoberto Mendez chamou a América de sua casa. Desde que chegou em 1991, ele se apaixonou, casou e teve dois filhos.

Ele não consegue conter o sorriso quando fala sobre seu filho mais velho, Roberto Felipe, que vai começar na Universidade de Massachusetts em Boston, em setembro, com uma bolsa de estudos integral.

Mas onde há altos, há baixos.

Como a única fonte de renda da casa, Mendez trabalha sete dias por semana e cuida de sua esposa, que recentemente foi diagnosticada com câncer no cérebro. “Estou pedindo uma segunda chance”, disse. “Estar aqui com meus filhos e ter uma vida normal como todo mundo tem”.

Na quarta-feira, 15, Mendez saiu de um prédio em Burlington (Massachusetts), segurando uma passagem de avião.

É sua viagem só de ida para o país de onde ele fugiu quando tinha 18 anos.

Ele precisou provar ao agente do ICE que partirá antes de 15 de setembro, data da sua deportação.

Quando Mendez pensa em como será a vida para ele na Guatemala, ele usa uma palavra: “desastre”.

 

Esta batalha durou uma década. Em 2009, ele recebeu uma “Ordem de Deportação” por seu status ilegal no país. Mendez foi levado sob custódia, libertado e recebeu renovações para permanecer em mandatos de um ano.

“Por que vocês estão fazendo isso comigo”, perguntou Mendez. “Eu tenho duas crianças cidadãs americanas. Eu tenho uma esposa doente. Eu não fiz nada de mal”.

Fora de seu apartamento em Newton, Felipe disse que era “injusto” que seu pai saísse quando pessoas que fizeram coisas muito piores ganham permissão para ficar.

“Eu serei o único provedor da minha família, então terei que parar de estudar e parar de ir à escola, infelizmente”, disse Felipe.

 

Mas há esperança. A história de Mendez chegou aos senadores Ed Markey e Elizabeth Warren, os quais já se mostraram sensibilizados em ajudar.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem