EUA – Trump trocaria proteção a ‘dreamers’ por muro na fronteira do México

Donald Trump quer que a futura reforma migratória inclua a construção “completa” do muro na fronteira com o México e um sistema de concessão de vistos mediante mérito. A proposta enviada nesta segunda-feira (9) ao Congresso dos Estados Unidos advoga também, de acordo com a Efe, por um aumento no custo dos vistos.

Os recursos serão aplicados para financiar a segurança fronteiriça, o “ágil” retorno de menores que chegam sozinhos aos Estados Unidos, na sua maioria da América Central, e o fim do “abuso” do sistema de concessão de asilo. Além disso, o presidente norte-americano pretende melhorar o cumprimento e aplicação das leis migratórias com a contratação de mais 10.000 agentes para o gabinete de controle de imigração e de 300 fiscais federais.

Conforme a Associated Press (AP), a proposta prevê a agilização da deportação de membros de gangues. Resta a dúvida se o plano é um esboço amplo de metas ou se são medidas específicas que a Casa Branca pretende implementar em troca da aprovação de legislação que proteja os ‘dreamers’ – milhares de jovens trazidos para os Estados Unidos ainda crianças.

Trump deu ao Congresso um prazo de seis meses para encontrar uma solução para substituir o programa DACA – Deferred Action for Childhood Arrivals, que trata sobre a questão dos ‘dreamers’. O programa foi uma iniciativa do antigo Presidente Barack Obama e visa proteger centenas de milhares de jovens da deportação e permitir que continuem a trabalhar legalmente no país. As exigências entregues hoje são, na sua maioria, veementemente rejeitadas pelos Democratas, o que deverá causar impacto nas negociações.

  • COMPARTILHE
  • Com informações da Lusa
  • POSTAGEM: SANDRA SERAFIM
Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem