EUA – Estados Unidos: Câmara aprova fim do Obamacare

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de revogação da emblemática lei de saúde de Barack Obama conhecida como Obamacare. Apesar da votação apertada, foi uma importante vitória paraDonald Trump.

Essa foi a segunda tentativa dos líderes republicanos para aprovar a substituição do Obamacare, A primeira investida, no final de março, falhou por falta de apoio da própria base governista.

Após a derrota, a Casa Branca e os líderes republicanos negociaram com as alas moderada e conservadora do partido para elaborar um texto mais aceitável para a maioria. Depois de várias semanas de ajustes para tentar alinhar o maior número possível de legisladores republicanos, o pleito teve uma margem estreita – dos 238 deputados republicanos, 217, apenas um a mais do que o necessário para passar a proposta, votaram a favor.

A minoria democrata da Câmara, formada por 193 deputados, se opôs totalmente ao projeto, que agora segue para debate no Senado.

Revés temporário

O plano de reforma do sistema de saúde de Trump sofreu um grande revés no dia 24 de março, quando a oposição dentro do seu próprio Partido Republicanoforçou o adiamento da votação.

Trump reagiu dando um ultimato aos legisladores republicanos, reunidos no Capitólio, para que aprovassem a derrogação e a substituição do Obamacare de qualquer modo.”O desastroso Obamacare provocou mais custos e menos opções. Isto só vai piorar! Devemos derrogá-lo e substituí-lo. Aprovem a lei!”, escreveu Trump no Twitter oficial da Casa Branca na ocasião.

COMPARTILHE

FONTE: AFP

POSTAGEM: SANDRA SERAFIM

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem