EUA emitem alerta de tsunami após terremoto no Alasca

Um alerta de tsunami foi emitido nesta sexta-feira (30) para áreas costeiras da Península de Kenai, no sul do Alasca, depois que um poderoso tremor de magnitude 7 sacudiu a região, informou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

“O nível do risco de tsunami está sendo avaliado para as outras costas no Pacífico americano e canadense na América do Norte”, reportou a agência em seu boletim do Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos.

O terremoto

O tremor, de magnitude 7 atingiu, nesta sexta feira, 30, a maior cidade do Alasca, Anchorage. Há relatos de evacuação de prédios. Funcionários de empresas até voltaram a trabalhar, mas uma réplica do tremor de terra interrompeu de vez as atividades, segundo a agência Associated Press. Um repórter da AP relatou ter visto rachaduras em um prédio de dois andares logo após o terremoto.

Por causa dos estragos, o governador do Alasca, Bill Walker, assinou uma declaração de desastre e entrou em contato com a Casa Branca. Pelo Twitter, ele afirmou que as autoridades estão monitorando danos a estradas, pontes e prédios.

Por precaução, o serviço responsável pelos gasodutos que cruzam o Alaska mandou desligar o sistema para evitar danos. As autoridades locais pediram à população que avisasse sobre qualquer cheiro de gás.

Moradores também registraram estragos em casas, escolas, supermercados e nas estradas. Imagens mostram uma pista para carros parcialmente destruída.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor foi a apenas cerca de 12 quilômetros a norte de Anchorage, cidade com cerca de 300 mil habitantes.

Inicialmente, as autoridades divulgaram que o terremoto atingiu magnitude 6,7. Mais tarde, o órgão revisou o número para 7. Ainda não há informação sobre feridos ou estragos causados pelo tremor

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password