EUA – Autoridades federais preparam arrastão contra imigrantes em cadeias

A vida dos imigrantes indocumentados nos Estados Unidos continua incerta. Enquanto alguns mantém a vida normal, trabalhando, levando filhos à escola, entre outras atividades, muitos se trancam em suas casas com medo do que possa acontecer.
Para piorar a situação, as ações do Governo Trump mostram que o momento é para ter precaução, ficar atento e não fazer nada errado que envolva a polícia. Nesta semana, mais uma notícia deixou a comunidade imigrante alvoroçada. A administração do presidente Donald Trump trabalha em parceria com xerifes que têm mentalidade semelhante de todo o país em um plano para transferência de imigrantes ilegais das prisões locais para a detenção federal.
De acordo com xerifes envolvidos nas discussões, se o projeto for bem-sucedido, ele expandirá o arrastão que já começou a transformar a fiscalização da imigração nos Estados Unidos. O objetivo é contornar as decisões judiciais que até o momento limitavam o papel das autoridades locais na fiscalização da imigração. Ele envolve uma ação legal em relação aos pedidos pelo Serviço de Fiscalização de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) aos xerifes locais ou departamentos de polícia para que mantenham em detenção pessoas suspeitas de estarem ilegalmente no país, mesmo após pagarem fiança, concluírem sua pena ou resolverem seus casos criminais.
Várias cidades santuário se recusam a atender aos pedidos com base ideológica, mas um número maior de xerifes que, fora isso, apoiam o governo Trump, também rejeita os pedidos porque os tribunais apontaram que eles violam a Quarta Emenda.
O plano, segundo o qual os xerifes atuariam basicamente como prestadores de serviços ao ICE, visa proteger os xerifes dessas batalhas judiciais, que às vezes resultam em pagamentos caros. Mas alguns advogados de imigrantes, entretanto, expressaram dúvida de que os tribunais verão isso como sendo diferente das práticas atuais. Uma porta-voz do ICE disse que o plano ainda está sendo analisado e que ainda não foi tomada uma decisão final.
  • COMPARTILHE
  • POSTAGEM: SANDRA SERAFIM
Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem