Confira filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar

No próximo domingo, dia 04 de março, acontece em Los Angeles na Califórnia a 90ª cerimônia do Oscar, considerada a premiação de maior prestígio do cinema mundial. Promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, o evento premia anualmente as melhores produções da indústria cinematográfica e garante uma categoria para reconhecer a excelência de filmes estrangeiros, e o Brasil já esteve algumas vezes entre os indicados.

Para celebrar os destaques do cinema brasileiro no Oscar, os alunos e professores dos cursos de cinema do Centro Europeu de Curitiba (PR), um dos mais conceituados do país, selecionaram quatro filmes nacionais que já foram indicados ao prêmio. Prepare a pipoca e confira a lista:

1.O Pagador de Promessas (1963): O drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte é baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e foi um dos primeiros filmes brasileiros a ser indicado a um Oscar. A obra conta a história de Zé Burro, que se vê em uma grande divergência com a igreja católica após fazer, em um terreiro de candomblé, a promessa de carregar uma imensa cruz de madeira para agradecer a cura de seu asno de estimação.

  1. O que é isso Companheiro? (1998): Dirigido por Bruno Barreto, e baseado no livro homônimo do escritor e político Fernando Gabeira, o enredo do filme relata a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.
  2. Central do Brasil (1999): O drama, roteirizado por Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro e dirigido por Walter Salles, é estrelado por Fernanda Montenegro. A obra conta a história de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trens no Rio de Janeiro, e Josué, um garoto pobre que com oito anos de idade perde sua mãe em um atropelamento.
  3. Cidade de Deus (2004): Com direção de Fernando Meirelles, o filme é uma adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins, e acompanha o drama de Buscapé, um jovem pobre, negro e muito sensível, morador da favela Cidade de Deus nos anos 60 que cresce em um universo de muita violência e acaba desviando do mundo do crime por conta de seu talento como fotógrafo.
Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password