Projeto de técnico brasileiro abre caminho para promessas do país nos EUA

O sonho de todo garoto que começa a jogar basquete é chegar na NBA, a liga americana de basquete. Há várias formas de alcançar esse objetivo, e um deles é jogar em escolas do Ensino Médio e disputar ligas amadoras (AAU) para garotos até 17 anos divididos em categoria. É nesse celeito que surgem os grandes nomes nos Estados Unidos. Auxiliar técnico da Universidade de Vanguard, em Costa Mesa, na Califórnia, Andre Klun, de apenas 30 anos de idade, se transformou em uma ponte para brasileiros nesse processo ao criar um time para jovens do país mostrarem seus talentos aos olheiros americanos: o Team Klun Brasil.

O sonho de Andre é ir além do time e criar uma academia, seguindo os moldes de outras já existentes nos Estados Unidos, como a IMG e a Wasatch, que agregam a parte escolar a um projeto voltado para o esporte. Por enquanto, ele leva os garotos brasileiros para ficar por cerca de um mês nos Estados Unidos treinando e disputando torneios. Isso acontece desde 2016. Em 2018, ele fez duas viagens duas turmas pela primeira vez, uma em janeiro e outra este mês.

Nesta quarta-feira, o time sub-17 da Team Klun Brasil inicia a disputa de seu segundo torneio na viagem da Double Pump. O confronto será contra o The Truth OC, do qual Paul Pierce, ex-jogador da NBA, é o dono. Por enquanto, a maioria dos garotos banca o custo, mas Andre consegue algumas doações para fazer o projeto crescer.

– Por enquanto, não tem patrocinador. Alguns garotos estão pagando para estar aqui. Essa foi a primeira vez em que consegui doaçõe para trazer dois do Basquete Cruzada. Depois que vim morar aqui, acredito realmente que o Brasil tem muito talento, com biotipo parecido com os americanos. Só precisa de mais oportunidade. Nas categorias de base do Rio, são oito ou nove times. Aqui, um torneio com sub-15, sub-16 e sub-17 tem quase 300 times – disse Klun ao GloboEsporte.com.

Os frutos desse projeto já começam a ser colhidos, mesmo sem retorno financeiro. Ala de 2,04m de altura, Guilherme Lacerda está em sua terceira participação com o Team Klun Brasil. Primeiro, chamou a atenção da Admiral Farragut Academy, na Flórida, e ganhou a oportunidade de jogar e estudar nos Estados Unidos. Agora, já tem oferta de bolsa de Louisiana Tech, universidade da primeira divisão da NCAA, instituição que regula os esportes universitários dos Estados Unidos.

– Guilherme foi o primeiro a receber oferta da uma universidade de primeira divisão. Ele começou na Farragut em julho do ano passado, depois do torneio que fez com a gente. Louisiana Tech já fez proposta, Princeton está de olho, em contato constante. Artur Paraizo é outro que teve contato de duas universidades da Califórnia. Graças a Deus, muitos tiveram oportunidade de conseguir alguma situação aqui nos Estados Unidos. Está dando muito certo – explicou.

Andre teve experiência como jogador no Brasil e na Itália. Rapidamente, mudou o foco de sua carreira e trabalhou com várias funções em comissões técnicas e camps para jovens. Por enquanto, ele usa a estrutura da Universidade de Vanguard para abrigar os garotos, pois fica próxima da cidade onde são os torneios. Em janeiro deste ano, levou os jovens para assistir a jogos da NBA e do campeonato universitário, além da disputa de alguns amistosos. A expectativa é aumentar cada vez o projeto.

– Penso em criar uma academia aqui. Tem uma dificuldade grande em trazer os meninos em julho apenas. Esse ano, veio um garoto do Tocantins, ano passado um do Piauí. Tem de todas as regiões. Temos pouco para treinar. Esse ano, eles chegaram dia 10 e já jogaram dois dias depois. Meu grande sonho é conseguir ter esses garotos por mais tempo, trabalhando a necessidade de cada um – explicou André.

No primeiro torneio disputado nesta edição, há pouco mais de uma semana, o time disputou cinco jogos e foi eliminado nas oitavas de final. Desta vez, levou apenas um grupo para a disputa da categoria sub-17. Uma experiência que vai muito além da quadra de basquete.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password