Carolina Costa a caminho dos Estados Unidos da América

O novo ano mal começou e Carolina Costa, aluna do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, está novamente a caminho de uma atuação internacional, desta vez em um dos concursos mais importantes que se realizam nos Estados Unidos da América.

É já na próxima segunda-feira, dia 7 de janeiro que a reconhecida bailarina bracarense, de apenas 12 anos, irá para Missoula, cidade do estado americano de Montana.

Organizado pelo “Rocky Mountain Ballet Theatre” o “Ballet Beyond Borders Grand Prix Dance Challenge”, que este ano se realiza de 9 a 12 de janeiro, incorpora a excelência do Ballet em todas as suas expressões da dança e apresenta a concurso vários talentos mundiais durante os quatro dias da competição.

De acordo com Charlene Carey, diretora do concurso e presidente do Rocky Montain Ballet Theatre, o Ballet Beyond Borders é uma oportunidade única para que bailarinos de todo o mundo, que são convidados pela organização, possam beneficiar além da competição em si, de workshops diários, experiência em palco com bailarinos profissionais, programas culturais e uma conferencia diplomática com representantes de mais de 20 nacionalidades.

O Ballet Beyond Borders conta com a presença de autores, compositores, bailarinos profissionais, professores, artistas, convidados do governo dos EUA e diplomatas, introduzindo Missoula ao mundo da dança, num esforço para melhorar a compreensão mútua e a harmonia global.

Estrelas mundiais que incluem entre outros, Jorge Barani – Bailarino Principal de Cuba e Patric Palkens – Bailarino Principal do Boston Ballet juntam-se aos bailarinos concorrentes de mais de 20 países, entre os quais Coreia do Sul, México, Georgia, China, Brasil, Roménia, Canadá, Itália, Paquistão, Israel, etc! Portugal estará representado por 5 estudantes do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez que vão apresentar coreografias a solo de Ballet Clássico e Contemporâneo, bem como Duetos Contemporâneo e Pas de Deux Clássico.

“É para mim uma grande alegria e satisfação ter sido convidada a participar nesta competição tão especial e única. Poder partilhar o palco alguns dos melhores bailarinos do mundo, será com certeza uma experiência que não vou esquecer”, refere a bailarina bracarense em nota de imprensa.

“O facto de poder conjugar um concurso com uma vertente cultural e diplomática é também uma mais valia desta competição. Isto apesar do imenso frio que se faz sentir em Missoula nesta altura do ano, pelo que me disseram as temperaturas chegam aos 20 graus negativos”, refere a bailarina bracarense.

Recorde-se que esta bailarina bracarense, de apenas 12 anos, mudou-se recentemente da Ent’artes – Escola de Dança de Braga para o Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez e recebeu no inicio do mês de Junho de 2018 um voto de louvor da Assembleia da República pela sua, ainda curta mas já batante premiada carreira como bailarina.

Sobre Carolina Costa

Carolina Costa nasceu em Braga em outubro de 2006. Com apenas três anos iniciou o seu percurso na dança. Aos oito anos integrou a Ent’artes – Escola de Dança de Braga, tendo já participado em vários saraus, eventos e espetáculos. Em junho de 2018 muda-se para o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez em Leiria.

Prémios em Concursos e Festivais

Vencedora do Prémio Jovens Talentos de Braga, na Gala realizada em Setembro de 2017 no Teatro Circo.

Em 2016 iniciou a participação em competições, tendo sido sempre premiada ou medalhada nos vários concursos onde participou, nomeadamente:

Leiria Dance Competition, Leiria, Março de 2016: Medalha de Bonze, categoria solista contemporâneo
Norte Festival Dança, Porto, Abril de 2016: Medalha de Prata, categoria grupo livre
Dance World Cup semi finals, Figueira da Foz, Fevereiro de 2017: Medalha de bronze, categoria de quarteto clássico / Medalha de prata, categoria grupo de contemporâneo
Norte Festival Dança, Porto, 22 e 23 de Abril de 2017: Medalha de Prata, categoria de trio clássico / Medalha de Bronze, categoria de trio clássico / Medalha de Prata, categoria de dueto clássico / Prémio especial: World All Dance International Orlando, 2017 apurada pelo terceiro lugar obtido no Festival
Leiria Dance Competition, Figueira da Foz, 29, 30 de Abril e 1 de maio de 2017: Medalha de Bronze, categoria de solista clássico / Medalha de Ouro, categoria de solista contemporâneo / /Medalha de Ouro, categoria Trio Clássico “Pas de Trois do Quebra Nozes” / Medalha de Prata, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Medalha de Ouro, categoria grupo contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria grupo contemporâneo “Schindler’s List” / Prémio especial melhor solista contemporâneo (divisão A)
Concurso Internacional de Bailado, Porto, 19, 20 e 21 de Maio de 2017: Medalha de Ouro, categoria grupo de contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria solista contemporâneo / Medalha de Bronze, categoria trio de clássico “Pas de Trois Quebra-Nozes” / Medalha de Bronze, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Prémio especial melhor solista eleita pelo público (Prémio Ballet Rosa)
Dance World Cup, Offenburg, Alemanha, 23 de Junho a 1 Julho de 2017: Medalha de Bronze, categoria grupo de contemporâneo “Alma Mater”
YAGP (Youth America Grand Prix) Semi-Final Europeia, Paris, 8 a 12 de Novembro 2017 – Top 12 na categoria Pré-Competitivo como solista em contemporâneo, 3º lugar em Pas de Deux – Harlequinade.

Tanzolym 2018 – Final, Berlim, 16 a 19 de Fevereiro de 2018 – 2º Lugar em Pas de Deux Clássico – Harlequinade

Dançarte Algarve International Dance Compettition – Faro, Abril 2018 – Medalha de Bronze em Dueto Clássico “Dueto para Handell” com Diana Faria.

Concurso Sonhos nos Pés, Braga, Abril 2018 – 2º Lugar com a coreografia Neoclássica “Luna Llena” em dueto com João Pedro Freitas.

Concurso Internacional de Bailado, Porto, 11, 12 e 13 de Maio 2018: Medalha de Ouro, categoria de Dueto Clássico “Dueto para Handell” / Medalha de Bronze, categoria de PAs de Deux “Pas de Deux Harlequinade” / Medalha de Bronze, categoria de Grupo Clássico “PAs de Quatre Swan Lake”

Dance World Cup, Barcelona, Espanha, 22 a 30 de Junho de 2018:
Medalha de Ouro, Coreografia “Amanhecer” em Children Ballet Group Any Style / Medalha de Ouro, Coreografia “Mosquito Tweeter” em Senior Large Group Modern / Medalha de Prata, Coreografia “Suite do Corsário” em Junior
Small Group Ballet / Medalha de Ouro, Coreografia “Vozes da Primavera” em
Junior Large Group Classical Ballet / Medalha de Ouro, Coreografia “Seguidillas de Don Quixote” em Senior Large Group Classical Ballet

Youth America Grand Prix – Semi-final, Paris, 11 a 14 de Novembro de 2018 – Medalha de Ouro em Ensemble – Coreografia “Fairy Doll”, sendo que as restantes 3 coreografias de grupo apresentadas ficaram no TOP 12 e foram apuradas para a final que se realiza em Nova Iorque em Abril de 2019.

Youth America Grand Prix – Semi-Final, Barcelona, 6 a 9 de Dezembro de 2018 – 2º Lugar em Pas de Deux Clássico com Francisco Gomes – “Flames of Paris” / Medalha de Ouro nas 4 coreografias de grupo apresentadas e consequente apuramento para a final que se realiza em Nova Iorque em Abril de 2019.

Votos de Louvor

Como reconhecimento das conquistas alcançadas durante a sua ainda curta carreira como bailarina, foram-lhe atribuídos os seguintes votos de louvor/saudação:

Voto de Saudação Nº 595/XIII
da Assembleia da República, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD e aprovado por unanimidade a 12 de Julho de 2018.
Voto de Louvor Nº 586/XIII da Assembleia da República, apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP e aprovado por unanimidade a 6 de Julho de 2018.
Voto de Louvor da Câmara Municipal de Braga, aprovado por unanimidade a 20 de Novembro de 2017 pela participação na meia final europeia do YAGP.

Voto de Louvor da Câmara Municipal de Braga aprovado por unanimidade a 8 de Março de 2018 pela participação na Final do Tanzolymp.

Bolsas de Estudo

Nos últimos dois anos foi também admitida por audição e com bolsa de estudo nas seguintes escolas de ballet:

Royal Ballet School, Londres – Intensive Summer School, verão de 2016 e 2017

École de la Ópera National de Paris – Summer School em julho 2017

Bolshoi Ballet Academy, Connecticut – Summer Intensive Course no verão de 2017

American Ballet Theater (ABT), Nova Iorque – Summer School no verão de 2017

Conservatório Privado de Portugal – Academia Annarella Sanchez – Curso de verão 2017

Companhia Instável – Campo de Férias 2017

Bolshoi Ballet Academy, Connecticut – Summer Intensive Course no verão de 2018 (3 Semanas)

Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez – Curso de verão 2018 (4 semanas)

Ballet Heritage Summer Academy São Petersburgo – Curso de verão 2018 (3 semanas)

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem