VENDAS: A SOLUÇÃO PARA SAIR DA CRISE

Consultor em educação empresarial e palestrante sobre vendas, comportamento e gestão, formado em Administração e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É fundador do Instituto Vendas. Foi especialista de marketing do Senac, além disso, é autor, articulista, e Professor do MBA em administração de marketing e comunicação empresarial na Universidade Veiga de Almeida (UVA). É treinador de varejo na área de vendas e atendimento há dez anos e já treinou mais de oito mil pessoas em grandes empresas do Brasil.

Desemprego, altas taxas de juros, inflação subindo, crescimento do desemprego, diminuição da renda média e queda no PIB do país. Essas são algumas das notícias que acompanhamos nos jornais e infelizmente todos os esses fatores diminuem a confiança do consumidores, empresários e vendedores. Mas como não se assustar com essas manchetes, cada vez mais comuns na mídia e continuar se destacando nas vendas mesmo em momentos de crise como esse que estamos vivendo atualmente?

Veja algumas dicas práticas para diminuir o impacto da crise nas suas vendas:

Mesmo os vendedores e empresários mais preparados estão sofrendo algum tipo de impacto com o cenário sócio econômico brasileiro. Porém, quem tem mais preparo encontra mais soluções no portfólio de ações para lidar com situações adversas. Por exemplo: digamos que se você é um pescador e está em uma pescaria e no lago existem poucos peixes. O pescador mais experiente, que conhece bem os tipos de peixe, a isca, a profundidade do lago e o tempo de espera pelo peixe, necessita contar menos com a sorte. Concorda? Repare como nas vendas é muito parecido.

Em épocas como as que estamos vivendo atualmente é muito comum ouvir as pessoas dizerem que não vendem “por causa da crise” ou porque o “governo não está ajudando”. Porém, mesmo em mercados recessivos como o nosso, muitas empresas ainda conseguem prosperar. A diferença está no preparo para combater a recessão. Quanto mais preparado, menores as chances de ser capturado pela crise.

Para tratar do assunto, preparação em vendas, existem centenas de treinamentos e capacitações na internet. A internet se tornou uma fonte inesgotável de pesquisas e informações relevantes sobre como vender mais e conhecer melhor o seu produto. As duas fórmulas infalíveis para obter sucesso nas vendas.

Além disso, invista no bom atendimento. Esse é um diferencial simples, mas não é fácil de fazer. A grande maioria das pessoas sabe reconhecer um bom atendimento, porém, nem todos sabem aplicá-lo com excelência. Perder um cliente nunca foi tão grave como atualmente e isso pode ser fatal, pois o custo de recuperação é o mais alto dos últimos 20 anos. Isso devido ao aumento da concorrência e a diminuição da taxa de consumo que é a menor das duas décadas.

Algumas dicas para aplicar no atendimento ao cliente:

Aborde seu cliente sempre de maneira positiva. Um sorriso sincero e a vontade explicita de servir aos desejos que ele possuir, serão reconhecidos pelo cliente.

Identifique as necessidades que o cliente tiver. Faça perguntas de maneira sutil como uma conversa amistosa e não como um interrogatório. O cliente adora bater um papo.

Demonstre o que cliente quer saber sobre o produto ou serviço. Algum motivo levou o cliente até você. O nosso papel é apresentar os benefícios para agregar valor.

Entenda quais são as objeções que o cliente observa e argumente sem parecer que quer apenas vender. Se o cliente entende que é importante a compra do produto ou serviço o vendedor nem precisa insistir.

Cative os clientes.

Para amenizar possíveis perdas, é preciso inverter a balança. Prospecte mais clientes do que você está perdendo. Porém, a prospecção deve ser feita de maneira inteligente. Não apenas para aumentar o número, mas para ajudar a empresa a efetivamente se manter sustável e depois crescer. Para isso, é necessário, identificar o perfil de cliente ideal e ir atrás dos consumidores que farão a diferença nos resultados.

Citando Charles Darwin – “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. O momento é de resiliência e quem estiver melhor adaptado às mudanças tende a obter diferencial competitivo e sair na frente.

Sucesso e boa vendas!

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free