A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Reinaldo Frez: Professor de ensino superior de Liderança e Gestão, empresário das áreas de varejo e esporte, consultor de empresas, coordenador do Congresso ALPHA de Liderança, Inovação e Vendas e presidente do Santa Cruz Futebol Clube RJ. Foi diretor conselheiro da Associação de Supermercados do RJ ASSERJ.

Para toda e qualquer atividade que envolva interação entre pessoas, é imprescindível a presença de uma boa liderança. No mundo dos negócios não é diferente. Boas empresas são atravessadas por boas lideranças. Aliás, um dos requisitos que leva uma empresa permanecer e prevalecer no mundo dos negócios deve-se ao fato de que a mesma possui uma liderança coerente, visionária e proativa. A história está repleta de casos onde uma grande empresa sucumbiu por causa da perda de sua liderança, bem como de empresas medíocres que alcançaram o topo devido a uma liderança eficaz que veio dirigi-la.

As pessoas podem não perceber, mas a maneira como lideram os seus negócios determinam muito o ciclo de vida útil dos mesmos. Em outras palavras, quanto mais a liderança do empresário, empreendedor ou diretor for  sadia, preparada  e  contextualizada , mais  o seu negócio será  sadio e eficaz, superando a barreira do tempo e das adversidades. Muitos negócios sucumbem por falta de habilidade para liderar por parte de seu proprietário ou dirigente. Todo negócio, por mais tecnológico que seja, necessita de gente. Para produzir positivamente e atingir os objetivos do negócio, essa gente precisa de uma liderança capacitada para transmitir a visão e orientar o caminho a seguir.

Por falar em visão, todo negócio de vanguarda que deseja prevalecer no cenário atual possui visão, missão e valores. Estes fatores norteiam todo o plano de ação da empresa e é necessário que a sua liderança tenha todo um aporte e capital relacional para transmiti-los e vivencia-los com toda clareza para com os seus colaboradores.

O atual ambiente sócio, político e econômico de nosso país é simplesmente caótico. Mais do que nunca, é preciso compreendê-lo para poder posicionar corretamente o negócio, seja ele qual for, e de maneira assertiva, tomar decisões, visando a minimizar o impacto desastroso da crise. É justamente neste cenário que desponta a figura do líder que vai além do simples chefe técnico, que dá ordens e determina diretrizes. O líder ouve os seus pares e colaboradores, e através de sua visão diferenciada, leva a equipe a chegar em conjunto a decisões e ao necessário comprometimento com as mesmas. Tudo isto visando o bem maior do negócio e do grupo.

É claro que nem todos que geram um negócio possuem uma liderança lapidada, colocando em um risco maior ainda o seu empreendimento. A solução viável para tal carência está nos treinamentos de capacitação contínuos que visam aprimorar a liderança empresarial. Uma ótima opção é o Congresso Alpha de Liderança, Inovação e Vendas que se destina a preencher com excelência esta lacuna.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free