Mais forte e destruidor, furacão Michael atinge a Florida na quarta-feira

Prestes a alcançar a região de Panhandle, no estado americano da Flórida, o furacão Michael subiu para a categoria 3, com maior poder de destruição e ventos de 193 km/h. Segundo o Centro Nacional de Furacões, dos Estados Unidos, ele deverá atingir qualquer ponto entre Destin e Apalache Bay, pouco depois das 2pm de quarta-feira (10).

Às 5pm desta terça-feira, o furacão estava a 475 quilômetros da costa americana. O governador da Flórida, Rick Scott, advertiu que a tempestade pode devastar totalmente áreas do estado e determinou a remoção dos moradores de pelo menos 18 condados do estado. Cerca de 30 albergues já estão abertos para acomodá-los.

Pelo menos 2.500 militares da Guarda Nacional estão mobilizados na região para trabalhar em buscas e resgates.

“O furacão Michael é uma tempestade monstruosa, e a previsão é de que se torne ainda mais perigoso”, afirmou Scott ao visitar o centro estadual de operações de emergência em Tallahassee. “A janela de tempo para o preparo está se fechando. Esta é uma situação grave de ameaça à vida, não duvide. Se foi dito pra você fugir, fuja”, alertou.

Imagens de satélite capturadas e divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões mostram o olho da tempestade Michael, quando ainda estava na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, com ventos de até 176 km/h.

O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Tallahassee advertiu ser este furacão um “evento potencialmente catastrófico”. Sua passagem poderá resultar em ampla interrupção de fornecimento de energia elétrica e água por vários dias, risco para as pessoas e bloqueio de estradas por causa de queda de árvores, estragos estruturais em casas e negócios, inundações isoladas e ainda potenciais tornados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje decreto de emergência para a Flórida, que permite ao estado o acesso a fundos federais para a prevenção de maiores desastres e a cooperação das principais agências americanas que atuam em emergências.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free