ICE prende mais 150 imigrantes na Califórnia

As autoridades federais de imigração anunciaram que os agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) realizaram uma operação que durou três dias, tendo começado no domingo, dia 25. A ação aconteceu em Sacramento, Stockton e outras cidades próximas. No total, de acordo com as informações, foram detidos 150 imigrantes.

Cerca de metade dos imigrantes foram presos por estarem ilegalmente no país e ter condenações criminais.

Vários alertas foram emitidos pelas autoridades locais para que os imigrantes tomassem cuidado. No sábado, a prefeita de Oakland, Libby Schaaf, alertou os moradores de que “fontes confiáveis” lhe disseram que uma ação do ICE era iminente, e chamando seu alerta de “dever e obrigação moral” em alertar as famílias.

O aviso “foi destinado a dar a todos os residentes tempo para saber sobre seus direitos e conhecer suas opções legais”, de acordo com a prefeita em um comunicado divulgado na noite desta terça-feira, dia 27.

Os legisladores da Califórnia, o governador Jerry Brown, os prefeitos locais lutam contra a repressão imposta pela administração Trump contra a imigração. Eles afirmam que estas ações prejudicam, arbitrariamente, pessoas que respeitam a lei, além de separar as famílias que possuem crianças nascidas nos EUA.

O diretor da ICE, Thomas Homan, criticou a prefeita e sua cidade em uma declaração que sugeriu que a operação visava as chamadas “cidades santuárias” que limitam a cooperação entre o ICE e as autoridades policiais locais.

“As jurisdições que se intitulam santuário, como São Francisco e Oakland, protegem os imigrantes criminosos e perigosos da aplicação da lei federal e isso ameaça s segurança pública”, disse Homan. “Porque estas jurisdições impedem o ICE de prender estas pessoas, elas também forçam os oficiais da agência a fazer mais prisões na comunidade, o que coloca riscos maiores para a aplicação da lei e ao público”.

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free