FORTES EMOÇÕES….

Temos tantos temas para esplanar, meditar, refletir, discutir. Porém, tão poucas vezes, refletimos e praticamos a gratidão. Talvez porque,  desconhecemos nossos sentimentos ou não sabemos lidar com eles.

Então, porque não paramos um pouco com a correria diária, para refletirmos sobre o assunto, principalmente, nos tempos atuais em que as mudanças sociais, tem afetado as relações emocionais e comportamentais .

A Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Uma publicação médica da Universidade de Harvard, afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.”

É claro que não vamos ser felizes só por dizer “obrigado” de vez em quando. Precisamos ter uma atitude de gratidão. Assim, não vamos achar que as pessoas são obrigadas a fazer coisas por nós. Essa atitude também vai nos proteger da inveja e do ressentimento, sentimentos que tiram nossa alegria e levam as pessoas a se afastar de nós.

Achar também, que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida é uma forma de pensar muito pequena. Isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida.

Aqui nos Estados Unidos, celebra-se o THANKSGIVING DAY ( dia de ações de graças), um dia em que as famílias se reúnem para expressar a sua gratidão a Deus. Cultivando a amizade, o amor e a fidelidade.

Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se à tudo, quanto  Deus fez por cada um.

Ser grato faz bem e traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Por isso, todos nós deveríamos mostrar gratidão no dia a dia.

Ana Paula Santos

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free