EUA – Trump doa salário, mas descarta colocar a mão no bolso para pagar as viagens para sua propriedade em Palm Beach

O presidente Donald Trump está doando seu salário dos primeiros três meses do ano – um total de 78.333 mil dólares – ao Serviço Nacional de Parques. “Contudo, não espere que ele vá colocar a mão no bolso para pagar as viagens para sua propriedade em Palm Beach”, disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, durante uma entrevista coletiva à imprensa.

“Hoje o presidente doou uma quantidade significativa de dinheiro de seu salário de volta ao governo federal”, disse, em resposta a uma pergunta feita por um jornalista sobre se Trump reembolsaria os governos locais pelos custos relacionados com as viagens do presidente.

“Respeitosamente, ele já não fez o suficiente? Ele fez uma doação muito grande”, frisou. Aliás, Spicer defendeu a viagem de Trump como parte da rotina da presidência, fazendo referência às viagens do presidente Barack Obama ao Havaí e às viagens do presidente George W. Bush a seu rancho em Crawford, no Texas.

Trump fará neste fim de semana sua sexta viagem a Palm Beach desde sua posse, em 20 de janeiro. O condado de Palm Beach estima que poderá gastar até 280 mil dólares quando Trump estiver recebendo o presidente chinês, Xi Jinping, em Mar-a-Lago, nesta quinta e sexta-feira.

 

O condado estima que gastou 1,7 milhão de dólares em despesas extras e outros custos auxiliando o Serviço Secreto. Uma fonte ligada a autoridades do condado disse que os gastos podem chegar a quase 6 milhões de dólares até o final do ano.

Funcionários do condado têm pressionado o governo federal para reembolsá-los pelo custo de auxiliar o Serviço Secreto. Lois Frankel, D-West Palm Beach, enviou uma carta na semana passada à Casa Branca, que foi assinada por ela e pelos representantes dos EUA, Ted Deutch, D-West Boca e Alcee Hastings, D-West Delray.

“Nós pedimos cooperação para obter esse reembolso e, se ele não conseguir fazer isso, considerar reduzir suas viagens para a região”, disse Frankel durante uma entrevista coletiva na semana passada.

Uma viagem presidencial de fim de semana para Mar-a-Lago custa aos contribuintes cerca de 2 milhões a 3 milhões de dólares, de acordo com várias estimativas da mídia usando registros públicos sobre viagens presidenciais.

A Judicial Watch, um grupo conservador de vigilância do governo, calculou que os custos de viagem de Obama totalizaram cerca de 97 milhões de dólares durante seu governo, em oito anos – uma média de cerca de 12 milhões por ano.

O secretário do Interior, Ryan Zinke, disse aos repórteres que o salário doado de Trump será usado para a manutenção dos campos de batalha da nação. O serviço do parque tem um acúmulo de 229 milhões de dólares em manutenção diferida em campos de batalha.

“O advogado da Casa Branca apresentou a Trump uma lista de opções para doações e ele pessoalmente selecionou o serviço do parque”, disse Spicer. O orçamento proposto por Trump pede que o orçamento do Departamento do Interior, que inclui o serviço do parque, seja reduzido em quase 12%.

COMPARTILHE

Com informações do Sun Sentinel

POSTAGEM: SANDRA SERAFIM

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free