Estudante mineiro representa o Brasil em concurso mundial nos EUA

Um mineiro é o único brasileiro entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge, uma competição global anual para inspirar o pensamento criativo sobre ciência. Estudantes de todo o mundo, com idade entre 13 e 18 anos, são convidados a criar e enviar vídeos originais que tragam vida a um conceito ou a uma teoria nas Ciências da Vida, Física ou Matemática. Este ano foram 147 países participantes e mais de 10 mil vídeos.

Os vídeos são julgados a partir da capacidade do aluno de comunicar ideias científicas complexas de forma envolvente, iluminadora e imaginativa. O desafio é organizado pela Fundação do Prêmio Avançado, que conta com a mentoria da Iniciativa Chan Zuckerberg, organização filantrópica dedicada ao avanço do potencial humano e à promoção da igualdade de oportunidades, presidida por Priscilla Chan, esposa de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Diogo Afonso Leitão, de 15 anos, é aluno da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte e criou um vídeo que fala sobre relatividade geral, que é a teoria de gravidade de Albert Einstein. “Escolhi esse assunto porque ele revolucionou completamente a nossa compreensão da realidade”, conta. Para ele, estar entre os semifinalistas é uma mistura de sentimentos. “Eu me sinto feliz por poder representar o Brasil e incentivar a ciência nacional, mas por outro lado me sinto decepcionado por não ter outros brasileiros. Isso é um reflexo da não valorização da ciência no país”, comenta. Ele conta que os Estados Unidos, por exemplo, têm nove concorrentes nesta edição.

A paixão do adolescente pela ciência começou quando ele ainda era criança e assistia documentários sobre Física e lia livros sobre astronomia. “Isso me marcou e me inspirou bastante. A ciência sempre foi parte da minha vida”, conta. A inspiração aumentou quando, em 2014, ele assistiu ao filme de ficção científica “Interestelar”. “O filme fala sobre gravidade, buracos negros, viagem no tempo e isso me inspirou ainda mais na minha trajetória na ciência”, conta. No ano passado, o assessor científico do filme e vencedor do Prêmio Nobel da Física de 2017, Kip Thorne, enviou ao estudante o livro autografado “A ciência de Interestelar”, escrito por ele.

Em seu canal no Youtube (Portal da Ciência), quem tem cerca de 36 mil seguidores, o jovem fala sobre astrofísica, astronomia, física quântica e cosmologia. “Divulgar a ciência faz parte de mim. É muito bom poder passar isso para outras pessoas”, afirma.

Para Romeo Fernandes, sócio fundador e diretor de ensino do Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli, o adolescente é motivo de orgulho para todos. “Ele é um aluno completo, muito inteligente e maduro. É um ponto fora da curva. É excelente em Física, mas também dedicado em todas as outras disciplinas. Ele é amado por todos, tem muitos amigos e um ótimo relacionamento com os professores. Estamos torcendo muito por ele”, conta. Fernandes diz que foi feita uma divulgação em todas as salas de aula do colégio e pré-vestibular, para que os alunos assistam, curtam e compartilhem o vídeo do estudante no Facebook. Além disso, funcionários do e alunos estão fazendo campanha nas redes sociais e em aplicativos de mensagens para que o adolescente vença. “Todo mundo quer ver o Diogo ganhar. Isso que ele está construindo é por muito esforço, dedicação e competência”, elogia.

Para passar para a próxima fase da competição, o vídeo de Diogo Leitão precisa estar entre os vídeos com mais curtidas, compartilhamentos e reações positivas no Facebook oficial do concurso. O prazo é até esta quinta-feira (02). Os nomes dos finalistas serão divulgados na sexta-feira (03). O grande vencedor será revelado em uma cerimônia na Califórnia, no dia 3 de dezembro e receberá uma bolsa de estudos pós-secundários de US$ 250 mil. O mineiro já faz planos. “Pretendo estudar Ciências Políticas na Universidade Harvard, nos Estados Unidos”, finaliza.

Para assistir ao vídeo oficial de Diogo Afonso Leitão na competição, acesse o link: goo.gl/gQeSd8

Compartilhar:

0 Comentário(s)

Deixar Comentário

Login

Bem-vindo! Faça o login na sua conta

Lembrar-me Perdeu a senha?

Lost Password

yoast seo premium free